A freguesia das Avenidas Novas é a que tem disponíveis mais oportunidades de negócio no concelho de Lisboa. No total, estão no mercado 4061 imóveis, na sua maioria apartamentos (3029).

Segundo o Guia de Zona da Freguesia das Avenidas Novas da REATIA, proptech potuguesa de inteligência artificial para o imobiliário, .a tipologia T3 é a que apresenta um preço m² médio mais vantajoso – 2878 euros -, se comparada com as restantes, todas com preço m² médio superior a mais de 3000 euros.

Novos bairros e moradias unifamiliares e as ruas largas fizeram desenvolver a cidade de Lisboa para norte na primeira metade do século XX. Designada por Avenidas Novas, hoje a freguesia com 21 625 habitantes (Fonte: Censos 2011), não é apenas desenhada por belas avenidas. A combinação perfeita de custo/benefício da compra de uma propriedade evidencia-se como uma boa opção para famílias que ali escolhem residir, geralmente de classe média-alta ou alta.

O mercado imobiliário residencial é largamente ocupado por apartamentos, em comparação com a quase nula existência de moradias nesta zona do município de Lisboa. No total, estão disponíveis (para venda, arrendamento, ou outro tipo de negócio) 3029 apartamentos e apenas 19 moradias nesta freguesia tão heterogénea, do ponto de vista socioeconómico e cultural.

Qual a tipologia de apartamentos disponível em maior parcela no mercado, seja para venda ou arrendamento?

A tipologia T2 e T3 é a mais comum – 724 e 715 apartamentos disponíveis, respectivamente -, mas a oferta da tipologia T1, com 674 apartamentos, ou a tipologia T4, com 462 apartamentos, também é considerável e dá a quem pretende investir diversas opções na selecção do imóvel perfeito.

Comércio, Cultura e Gastronomia de excelência numa só localização

Tem localização privilegiada, mas suficientemente mais calma e mais afastada das esferas turísticas como a Baixa. O que não pode perder nas Avenidas Novas? Os espaços verdes, claro, com destaque para o Parque Eduardo VII e o Jardim Gulbenkian, que envolve o Museu Calouste Gulbenkian, palco de diversos concertos e voz da arte.

A actividade comercial é forte, com oferta de uma grande variedade de lojas e o El Corte Inglês a situar-se nesta localização. Todavia, a vida cultural não fica atrás. São muitos os espaços que premiam a cultura, com concertos e espetáculos de vários tipos. Pela atração de figuras internacionais, o Campo Pequeno é uma grande referência nesta localização como um palco único que dá vida à cultura na capital.

E quais as tipologias mais baratas para venda nesta localização?

O market report da REATIA desta localização mostra a distribuição do preço médio de m² de apartamentos usados para venda por tipologia. Adquirir um apartamento usado irá custar, em quase todas as tipologias de apartamentos, um preço médio de mais de 3000 euros/ m². A tipologia T3 é a única que apresenta um preço médio do m² mais vantajoso: 2878 euros.

E o melhor? Avenidas Novas é mesmo, de entre as 24 freguesias existentes no concelho de Lisboa, a que mais imóveis tem disponíveis no mercado. No total, o mercado imobiliário tem disponíveis 4061 oportunidades de negócio. No pódio de vendas, isto é, com o menor tempo que os imóveis ficam disponíveis no mercado, está a tipologia T1. Em média, estes imóveis demoram apenas cinco meses para serem vendidos.