O preço de venda das casas em Portugal continental subiu 0,9% em abril de 2021, face ao mês anterior. A evolução dos preços é apurada pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Ainda que não vá além de 1,0%, trata-se de uma das variações mensais mais expressivas desde março de 2020, mês que assinalou o início da pandemia. De facto, só em dezembro de 2020, a valorização em cadeia registou uma evolução positiva mais vincada, atingindo precisamente 1,0%.

Em termos homólogos, os preços das casas registam uma subida de 3,0% em abril, numa ligeira aceleração face à variação homóloga de 2,6% observada nos dois meses anteriores.

Ainda assim, a valorização homóloga agora registada mantém-se muito distante da observada há um ano atrás, quando tal indicador se situava em 15,0%.

Salienta ainda o mesmo comunicado que o preço médio de venda das casas em Portugal continental atingiu os 1.723 euros por m2, em abril, apurando-se um tempo médio de venda das habitações de 6 meses, de acordo com os dados referentes aos preços e tempo de absorção são apurados no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial.